Moçambique e Japão assinam acordo para ampliação da central térmica de Temane

Moçambique e Japão assinaram, ontem, na capital nipónica, Tóquio, um acordo para a ampliação da Central Térmica de Temane, na província de Inhambane.

Segundo noticia a Rádio Moçambique, trata-se de um investimento de cento e noventa milhões de dólares que vai permitir a produção de cento e dez megawatts, contra os actuais quinze.

O acordo foi rubricado pelas empresas Electricidade de Moçambique (EDM) e pela SUMITOMO, do Japão. A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, testemunhou a assinatura do acordo, tendo destacado a importância da ampliação da central térmica de Temane.

Por seu turno, o presidente do conselho da administração da Electricidade de Moçambique, Mateus Magala, disse que com a ampliação da central térmica de Temane, a qualidade de energia no centro e no sul vai melhorar significativamente.

De acordo com a Rádio Moçambique, o entendimento entre Moçambique e o Japão para a reabilitação da central de Temane, surge no âmbito da visita do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Japão.