Relatório da ONU Prevê Crescimento das Economias da CPLP

A perspectiva para Moçambique é bastante encorajadora. O relatório diz que a economia passou de um crescimento de 4,6%, 2016, e deve alcançar 5,5%, em 2017. No ano que vem, o crescimento económico moçambicano pode chegar a 6,2%. O país deve se beneficiar com a alta dos preços dos minerais, mas seu crescimento será limitado pela inflação e a inquietação de investidores privados por causa da reestruturação da dívida externa.
Ao citar alguns países de língua portuguesa, o documento revela que o Brasil sairá da recessão, mas a recuperação do país será lenta. A economia de Angola deve crescer menos este ano, em quanto a de Portugal se estabiliza, Guiné Equatorial vive uma recessão de 2,2%, conseguindo crescer 1,5%, em 2018.
Ao lançar o relatório, o Secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Económico, Lenni Montiel, destacou a necessidade dos países da CPLP "redobrarem os esforços para que a economia global retome a força, num ambiente de crescimento que seja favorável ao desenvolvimento sustentável".