Mensagem de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, pela morte de Mário Soares

Foi com profunda mágoa e consternação que tomei conhecimento do falecimento do Senhor Mário Soares, antigo Presidente de Portugal, ocorrido no dia 07 de Janeiro de 2017, no Hospital da Cruz Vermelha.
Mário Soares foi um dos que se juntaram ao povo moçambicano no culminar da luta pela independência, através da sua inestimável contribuição para a descolonização que permitiu a proclamação da independência total e completa de Moçambique.
A sua participação fez com que Moçambique e Portugal tivessem, ainda hoje, estes laços históricos que nos unem em vários domínios, e cujo futuro está cimentado no mais profundo sentimento de amizade e irmandade.
A sua partida deixa um vazio difícil de preencher, porque não há como falar de Portugal e Moçambique sem se referir à sua imponente figura na construção desta amizade, e deste entendimento que hoje perdura, irmanando os dois países.
A sua contribuição pelos dois países coloca-o como destacável personagem na manutenção das relações entre os dois Estados e povos, que guardam a sua memória num nicho de respeito merecido.
Não há palavras suficientes que possam preencher o vazio deixado por Mário Soares, tanto para o povo português, assim como para o povo moçambicano, restando-nos apenas curvarmo-nos à sua grande figura de um homem que lutou pelo que sempre acreditou.
Em nome do povo e do Governo da República de Moçambique, e no meu próprio, endereço ao Governo e ao povo português, os mais profundos pêsames, esperando que sua memória seja preservada e difundida para gerações vindouras.

Filipe Jacinto Nyusi

Presidente da República de Moçambique