Aprovado Plano Estratégico para Redução de Emissão de Carbono

Foi aprovada pelo Conselho de Ministros, esta semana, a Estratégia Nacional Para a Redução de Emissões de Carbono por desmatamento, queimadas descontroladas e, degradação florestal. Na mesma sessão foi aprovado o plano de acção.
O plano, segundo Ana Comoana, ministra do pelouro, visa promover a coordenação multissectorial destinada à redução de emissões de carbono, associadas ao uso de mudanças na cobertura da terra, através da adesão aos princípios de maneios sustentáveis dos ecossistemas florestais. Com está estratégia, Moçambique pretende contribuir para os esforços globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento integrado e sustentável.
A estratégia que tem início, ainda este ano, terminará com a avaliação do desenho, em 2030, dos pontos focais de maior interesse: a redução de emissões, desmatamento e degradação florestal, conservação de florestas, aumento de reservas de carbono florestal e gestão integrada de paisagens nas diferentes formas de uso de terras.