Filipe Nyusi Endereça Condolências ao Povo Brasileiro

O Presidente da República, Filipe Nyusi, solidarizou-se com o povo brasileiro na sequência da queda do avião, na última terça-feira, na Colômbia. “Foi com imensa consternação que tomei conhecimento do acidente aéreo registado em Cerro El Gordo, nas proximidades do Município de La Union, localidade de Antioquia, República da Colômbia, no dia 29 de Novembro de 2016, que vitimou 81 pessoas, incluindo membros da equipa de futebol brasileira do Chapecoense, que se deslocava para disputar a final da Taça Sul-americana, e que resultou em 76 mortes entre jogadores, jornalistas e tripulantes. Neste momento de profunda dor e consternação, em nome do povo e do Governo da República de Moçambique e em meu nome pessoal, gostaria de endereçar as nossas mais sentidas condolências à Vossa Excelência, às famílias enlutadas e ao povo e Governo da República Federativa do Brasil”, lê-se no documento presidencial.

No âmbito do acidente, Michel Temer, Presidente do Brasil em solidariedade as vítimas declarou três dias de luto nacional e mostrou-se disponível a ajudar no que for possível. "Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível", publicou no Twitter.

Ainda não são conhecidas as causas do acidente. Contudo, o centro de comando das operações de socorro diz ter recebido comunicação dos responsáveis da viação sobre a  falta de combustível. As caixas negras do avião já foram encontradas. E o número de sobreviventes até agora é de 6 pessoas. De referir que a Confederação Sul-Americana de Futebol suspendeu todos os jogos.