Suécia desembolsa 8,7 milhões de dólares para emprego

O governo sueco disponibilizou, ao governo moçambicano, um total de 80 milhões de coroas (equivalente a 8.7 milhões de dólares norte-americanos), para a implementação da Política Nacional de Emprego (PNE).
O valor, a ser desembolsado durante um período de cinco anos, está a ser canalizado através da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e visa implementar, concretamente, o programa Emprego Digno para a Transformação Económica, Sustentável e Inclusiva, em conformidade com a PNE, aprovada pelo Conselho de Ministros, em Setembro deste ano.
O acordo para a implementação deste programa foi assinado ontem, em Maputo, entre o director-regional da OIT para Zâmbia, Malawi e Moçambique, Alexio Musindo, e embaixadora da Suécia, Irina Nyoni.
Este programa visa assegurar que mais mulheres e homens, em particular jovens e as populações que vivem nas zonas rurais, tenham acesso a oportunidades de emprego produtivo e, também, contribuir para a melhoria de Políticas e Regulamentos relacionados com o emprego e o diálogo social em Moçambique.