MAIS CUIDADOS COM A SAÚDE: APELA PR FILIPE NYUSI

A população tem a responsabilidade de reforçar as medidas profilácticas e seguir com rigor as recomendações do pessoal de saúde, de modo a reduzir a necessidade de procurar tratamento médico para doenças preveníveis.
O alerta foi lançado ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de inauguração do Hospital Central de Quelimane, na Zambézia, a maior infra-estrutura do género construída no pós-independência.
“Apesar de ser novo, moderno, espaçoso e com tecnologia da última geração, o desejo do Governo não é ver muitos doentes internados, porque as doenças podem ser evitadas com actividade mais proactiva das pessoas”, disse Nyusi.
Segundo o Chefe do Estado, o hospital não é tudo, e cada um deve preocupar-se em cuidar da sua saúde, bem como em melhorar as condições de saneamento do meio. Nyusi aludia às deficientes condições de saneamento da cidade de Quelimane, caracterizadas pela existência de lixo doméstico em muitas esquinas da urbe, o que propicia condições para a reprodução de mosquitos e demais vectores de doenças letais como a malária.