Moçambique e Ruanda Reforçam Cooperação

Os governos de Moçambique e do Ruanda assinaram, esta segunda-feira, em Maputo, um acordo geral de cooperação, visando dar impulso às relações bilaterais e consolidar contactos que os dois países vêm mantendo há vários anos.
Falando em conferência de imprensa, no final das conversações oficiais entre as delegações dos dois países, dirigidas pelos chefes de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e ruandês, Paul Kagamé, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, afirmou que o acordo prevê que os dois países cooperem no domínio político-diplomático, justiça, agricultura, administração estatal e recursos minerais.
"A grande questão que se colocou foi o facto de existir um protocolo geral de cooperação, assinado em 1990 e, uma das componentes desse protocolo, foi a criação de uma comissão mista, que por razões diversas de conjuntura, nunca se reuniu. O primeiro entendimento é que devia ser reactivada esta comissão. Por isso acordámos que tal poderá acontecer no primeiro trimestre de 2017", afirmou Baloi.