Um homem, uma escola de vida

Humilde, simpático, simples, afável, de poucas falas e bastante atitude é este homem dono de uma fortuna que só outros podem avaliar, porque para ele tudo se resume no gado que cria.
Chama-se Juliasse Manuel Vilanculos tem 85 anos de idade, é casado e pai de 7 filhos, um deles gestor da criação (apoiado por 8 trabalhadores locais).
Vilanculos é dos maiores criadores de gado em Gaza com cerca de 873 cabeças de bovinos, 97 caprinos e 124 ovinos e alguns galináceos.
A fortuna começou a ser erguida em 1959, na altura com apenas duas cabeças, que hoje, converteram-se em centenas. Juliasse, nunca vergou perante dificuldades, durante o conflito foi várias vezes vítima da RENAMO, que já reduziu todo o seu esforço quase à zero.
Conta Juliasse que "a sorte é que não levaram todas as cabeças", com um sorriso que mal disfarça o sulco de muitas lágrimas e muito suor, e como se contasse algo que lhe agrada. Bem lá no fundo nota-se que sofre com aquela lembrança, pois receia que o episódio se repita.
Porém, o mesmo sorriso revela um desafio aberto aos infortúnios da vida, confiando na mesma coragem e persistência que lhe fizeram sair, de duas cabeças de gado para as oito centenas.
É uma história real. Tocante e inspiradora. Sim, uma história que deve inspirar muitos moçambicanos. Uma história que mostra que a persistência pode produzir resultados frutuosos.
Quando a Renamo no passado saqueou a sua criação, podia ter perdido a vontade de trabalhar, podia muito bem ter desistido, podia muito bem culpar tudo e todos para justificar a sua falta de persistência, mas pelo contrário: arregaçou as mangas e hoje prova que desistir é obra dos fracos.
"As adversidades ensinam-nos a buscar aquelas forças que achamos que não temos", diz ele a sorrir e nas suas poucas falas.
Parabéns senhor Juliasse, herói de trabalho, exemplo do sempre querer. De querer e fazer o que nos conduz ao nosso objectivo, não interessando o esforço necessário. O importante é manter o foco e pensar no objectivo.
Alias, depois de atingir a meta, a corrida não pára. Segundo ele, os seus projectos continuam, pois o desafio que se segue é, através da sua criação, abraçar outros projectos, como seja a produção de leite e derivados: yougurte, queijo e a expandir-se no mercado de fornecimento de carnes de qualidade.
Para isso pretende continuar a aumentar a criação recorrendo a métodos e técnicas modernas, como a inseminação artificial e cruzamento entre raças.
São exemplos como estes que fazem acreditar que podemos vencer as adversidades: bastando ter fé, perseverança, foco e objectivos claros.
Somos nós próprios e a nossa atitude perante a adversidade quem faz o nosso sucesso.