Samora Machel continua a iluminar Moçambique – Defende Filipe Nyusi

A celebração dos 41 anos de independência nacional, desperta a necessidade de revisitar o legado de Samora Machel, fundador do Estado moçambicano. Samora Machel, mesmo ausente fisicamente, continua vivo em cada um dos moçambicanos, pois, projectou Moçambique no tempo e espaço, inspirando o seu povo até aos dias de hoje.
A tese foi defendida hoje, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de deposição de coroa de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos.
O Chefe do Estado disse que “30 anos depois, a palavra de Samora Machel continua a ser escutada em todos recantos da nossa nação, 30 anos depois as ideias e as profecias de Machel continuam a trazer esperança para todos os patriotas”.
De acordo com Filipe Nyusi, “A vida e obra de Samora Machel não são apenas objecto de celebração do passado, Samora Machel permanece uma referência viva para as gerações que lhe seguiram e continua sendo uma figura respeitada no mundo inteiro”.
O Presidente da República recordou que “a dimensão de um político se mede não apenas com o modo como é aclamado pelos seus seguidores, mas pela forma como é respeitado pelos seus opositores. Samora Machel alcançou admiração e respeito por causa da sua estatura moral, da sua integridade moral e do seu humanismo que superava fronteiras de raça, tribo, género ou religião”, disse.